domingo, 7 de dezembro de 2014

Dia 98 - 100dias também lê: Barriga de Trigo

Pessoal, como os 100 dias já estão acabando vou dar a dica do livro mesmo sem ter acabado.... 

Estou lendo o "Barriga de Trigo", que foi escrito por um médico e mostra que o problema da "engorda" do mundo pode não ser somente  consequência do consumo excessivo de gordura e açúcar, mas também do trigo, que está cada vez mais diferente da planta 'natural' de milhares de anos. 



Sinopse (tirada do livro):  

'Barriga de Trigo' busca mostrar que parar de comer trigo - mesmo o integral, considerado mais saudável - pode ajudar a perder peso, reduzir gordura localizada e eliminar vários problemas de saúde. Fundamentado em décadas de estudos clínicos e nos resultados que observou depois de orientar pacientes a parar de comer trigo, o doutor William Davis apresenta argumentos contra esse ingrediente. 'Barriga de Trigo' apresenta uma perspectiva sobre os problemas de saúde mais preocupantes do início do século XXI.


Consultei opiniões médicas, e elas dizem que realmente essa história é toda verdadeira, mas principalmente para os EUA, onde tudo é transgênico. No Brasil tem disso também, mas mais na farinha refinada, contanto que continuemos consumindo a farinha integral, ok. 

Até por que cortar completamente a farinha da vida é uma atitude meio xiita né? No livro até tem algumas receitas usando farinha de amêndoas, inclusive ensinando a fazê-la a partir das amêndoas, mas gente, acho que é 1- financeiramente inviável e 2- socialmente excludente, já que você nunca mais vai poder comer uma pizza com os amigos, a menos que você possa fazer a sua própria, usando quilos de amêndoas para isso - e todo mundo sabe muito bem que quilos e quilos de amêndoas não são exatamente baratos no Brasil. 

Acho que vale a leitura pela conscientização, para a gente se tocar que não dá pra ficar alterando a natureza e não esperar que tenha alguma consequência e, claro, pra responder a pergunta que eu me faço diariamente: por que (e como) tem tanta gente acima do peso no mundo, mesmo aqueles que não são sedentários? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário