sábado, 13 de setembro de 2014

Dia 13 - Macarrão integral com o que tinha em casa

O sábado de vocês tá bom? 

O meu tá ótimo! Não tem pendências do trabalho para resolver, não tem trabalho da faculdade para entregar, não tem prova para estudar... 

Mas ficar em casa também dá uma vontade de comer gigante! Não é nem fome, é gula mesmo. Eu sinto que fico pensando em tudo que tem na geladeira e no armário e fazendo todas as combinações possíveis, mesmo que não tenha acabado de comer... Acho que é a disponibilidade e a facilidade... 

Então aproveitei o tempo livre e o que tinha aqui para fazer uma comida saudável, com massinha integral que dá sensação de saciedade por mais tempo. 


MACARRÃO INTEGRAL COM O QUE TINHA EM CASA

Ingredientes: 

Meio pacote de macarrão integral 
Um pedaço (mais ou menos metade desse pacote da foto) de ricota fresca 
1 abobrinha picada em cubinhos 
2 tomates picados em cubinhos
1 punhado de amêndoas laminadas 
Azeite, alho, sal e pimenta (eu gosto da pimenta do reino em bolinha, de colocar no moedor)





1. Colocar água do macarrão para ferver em uma panela grande (obs.: não entro muito em detalhes pois acho que é senso comum, mas caso tenha alguma dúvida, pode perguntar!) 

2. Numa grelha colocar 1 fio de azeite, o alho e a abobrinha, que é o mais demorado para cozinhar. 
Quando ela começar a ficar dourada acrescentar a amêndoa laminada.
Obs.: eu gosto da amêndoa por que dá 'crocância' e garante os ácidos graxos do dia 

3. Picar a ricota e pedaços (pode ser cubinho) e tambêm colocar na grelha - Nessa hora, eu gosto de esmagar para esfarelar ao máximo e misturar com a abobrinha. 
Por que eu faço isso? Para pegar gosto de alguma coisa!
Veja bem, a ricota é ótima, tem pouquíssimas calorias, é fonte de cálcio e proteína, tem pouca gordura e quase nada de sódio... mas também não tem gosto de nada (sorry for the ugly truth), então misturando na grelha com os outros ingredientes, ela fica mais gostosinha. 

4. Desligar o fogo da grelha e temperar com sal e pimenta. 



5. Nesse meio tempo a água deve ter fervido. Adicionar o macarrão e deixar cozinhar pelo tempo indicado pela embalagem (provando de vez em quando)

6. Adicionar o tomate picado  à mistureba da grelha- faço isso por que não gosto de tomate quente... não sei por que, mas fica estranho e tomate quente queima a boca. 

7. Quando o macarrão terminar de cozinhar escorrer a água e misturar tudo. 

Rende: Uns 4 pratos. Deu para comer, repetir e sobrou!


Pausa para falar sobre como eu fiquei feliz em encontrar macarrão integral "márbarato" e como fico indignada com a situação toda:  

Sendo descendente de família italiana meu consumo de massa é alto, e agora com essa vibe fitness tento substituir todos os refinados por integrais. 
Só que na maioria das vezes a opção saudável só é oferecida por 'marcas premium' e é bem mais cara. Acho isso um completo absurdo. 
Mas essa semana encontrei opções mais acessíveis e comprei vários....Ainda assim, o preço é maior do que a opção não-integral da mesma marca. 

Fico pensando que se eu, que tenho alguma consciência nutricional, já penso duas vezes na hora de comprar o mais caro, imagina a realidade de quem não pode ser dar esses 'luxos'. Fico inconformada! 
Comida saudável não é luxo! É saúde! E se é saúde, é direito, está na constituição! 

Acho que esses produtos deveriam ter incentivo fiscal ou isenção de impostos, incentivando o consumo e criando, a longo prazo, uma população mais saudável, por que - hello-ow! - alguém viu os índices de obesidade nos últimos anos no Brasil? E os índices que obesidade atuais versus 30 anos atrás? E obesidade infantil? 

Eu vi esse aqui e fiquei chocada: 

Eu sei que tem muitos outros fatores envolvidos nessa estatística. Sei que não é só o acesso, mas a aceitação em si que vai determinar o consumo da 'comida saudável', mas acho que a facilitação do acesso já ajuda bastante.

Sem entrar em maiores polêmicas, vamos repensar o que botamos para dentro!


Um comentário:

  1. Mariah leia meu post do Facebook de hoje sobre um trabalho realizado com Taurina pela Unicamp....

    ResponderExcluir