terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dia 16 - o dia em que o Dora decidiu parar de fumar

É isso ai pessoal, ninguém leu errado. Hoje, 16 de setembro de 2014 o Dora terminou o último maço de cigarro e disse que não vai mais comprar nenhum. 

Nós sabemos que não vai ser fácil, afinal são mais de 15 anos fumando e não é a primeira vez que ele tenta parar, mas dessa vez ele está determinado! 

Mas por que agora? Pelo o que andei lendo, a "menos pior" fase para se abandonar o cigarro é até os 30 anos, pois o corpo tem maior chance de se recuperar e após alguns anos a chance de se ter um ataque cardíaco  é a mesma de alguém que nunca fumou na vida. 

E por que cigarro faz mal mesmo? Ele também pode levar a câncer nos pulmões, cavidade oral, faringe, laringe, esófago, bexiga, estômago, cérvix, rim e pâncreas. Evidências também ligam fumar com leucemia mielóide aguda - tranquilo, né? Isso que eu nem comecei a falar da tosse e do dedo amarelo... 



Mas o que vamos fazer para passar essa fase? Criar bons hábitos! Afinal, é esse o nosso propósito nesses 100 dias, certo ?
Então vai ter muito exercício - para manter o corpo ativo e ocupado - e re-educação alimentar! 

Uma pesquisa da Duke University de 2007 mostra que alguns alimentos podem fazer o cigarro ter mau gosto, são eles: água, leite e derivados, frutas e vegetais (olha lá! Tudo que é fundamental para uma alimentação saudável). Por outro lado, álcool, café (e bebidas cafeinadas) e carne fazem com que o gosto seja melhor!

Existem também teorias que outros alimentos ajudem nesse momento de recente-abandono: frutas cítricasproteínas e alimentos integrais (principalmente por que tem a absorção lenta, aumentando a sensação de saciedade e manter a nível de açúcar estável) e... quem? Quem? Quem? O omega 3, meu meu ácido graxo preferido!  

Pesquisando na internet existem vários textos e estudos sobre o assunto, alguns falando para tomar remédio, outros alegando que não se deve nem pensar nisso. Vamos ver o que vai acontecer, não acho que devemos ser muito radicais agora...

Mas por enquanto vamos precisar de muita paciência, massagens no pé distrativas e suporte dos amigos!!!

E como não somos perfeitos comemos pizza para comemorar - mas pelo menos foi feito em casa e era quase fitness, tá? Tinha tomate, abobrinha, mussarela (disfarça....), só faltou a massa integral, mas um dia a gente chega lá. 




Um comentário: