domingo, 14 de setembro de 2014

Dia 14 - A epopéia do domingo sem sono

Domingo é o dia oficial de acordar meio-dia, de resolver todas aquelas coisas que você deixou para o final de semana e ainda não fez, do almoço em família e... de ter problemas para dormir. 
Você começar com "só vou assistir um episódio desse seriado" e depois de horas não consegue mais parar e cada vez vai ficando melhor até perceber que já passa da meia-noite e não tem um vestígio de sono passando pelo seu corpo. 
Se sentindo culpado, desliga a tv ou o computador e vai deitar. E fica lá, com os olhos bem abertos, virando de um lado para o outro e pensando nas milhares de coisas que tem para fazer amanhã, no casaco que esqueceu de pegar na lavanderia, no e-mail que esqueceu de mandar sexta-feira antes de ir embora do trabalho, que o carro está na reserva e vai ter que sair 10 minutos mais cedo amanhã para abastecer, mas também deixou o cartão de crédito na bolsa da balada - que às 4 da manhã você atirou para qualquer lado, como se não houvesse amanhã - e então você vai ter que achar a bolsa e recuperar o cartão antes de ir ao posto de gasolina e o quanto isso é fundamental de ser lembrado amanhã de manhã, bem cedo.

Resultado: você só consegue pegar no sono nas primeiras horas da manhã e quando o despertador toca parece que só passaram 5 minutos então você: 
A) troca o acordar mais cedo para malhar por algum tempo a mais de sono - o que não funciona tão bem por que você já acordou e o seu corpo não consegue mais voltar ao sono profundo, ou
B) levanta e vai fazer o que tem de ser feito, se sentindo recém atropelado por um caminhão de concreto. 

Mas em ambos os cenários você levanta em meio ao sono e confusão acaba esquecendo completamente a missão de reconquista do cartão de crédito, sendo gentilmente relembrado no segundo que chega ao posto de gasolina - tendo então que voltar para casa, achar o maldito do cartão, fazendo questão, é claro, de xingar a si mesmo, a segunda-feira, as coorporações que nos fizeram dependentes dessas porcarias de plástico e ainda não inventaram um jeito de pagar as coisas por telepatia, o carro por ser um beberrão de combustível e te fazer parar no posto várias vezes ao mês e o que mais passar pela frente, inclusive o frentista que tenta te vender um limpador de retrovisor novo (é serio, quem compra um limpador de retrovisor na segunda de manhã?). 
Por conta desse contratempo, você chega no trabalho mais tarde do que gostaria e enquanto tenta ignorar os olhares de "shame-on-you-você-está-atrasado-denovo" vindo dos colegas, se promete ir dormir mais cedo essa noite e acumula mais uma falta na academia. 

Soa familiar?

Pois é, por isso que eu criei algumas regrinhas para o meu final de domingo: 

1. Vire abóbora. A Cinderela foi a primeira a ir embora do baile e não acharam ela mais chata por causa disso. Estabeleça um horário-limite para suas atividades e volte para casa! Tá na hora de descansar!

2. Resolva as pendências resolvíveis. Acho ótimo investir umas horinhas do domingo para facilitar a vida durante a semana, pode ser preparando os lanchinhos entre refeições, separando a roupa para o dia seguinte (sei que quando escolho a roupa com sono acabo reavivando o debate sobre a possibilidade de mulheres sofrerem de daltonismo) ou fazendo as unhas. Mas olha, pegue tudo que não dá para ser resolvido agora, coloque numa lista e es-que-ça! Não vai adiantar nada ficar se preocupando com o que não pode fazer. 

3. Desligue a tv e vai ler um livro. Essa é a regra de ouro para mim!
Ler faz com que você relaxe, esqueça dos próprios problemas e se concentre em algo diferente. Na minha opinião, a melhor coisa é ler já na cama, vai dando um soninho e dai é só virar e dormir... Mas e a luz acesa? Então você levanta e vai apagar a luz, perdendo completamente e sono certo? 

Quem me conhece sabe que sou adepta das compras on-line, e tenho uma queda pela China. Eu compro zilhões de coisas da China, tem sempre um pacotinho chegando em casa, o carteiro até me conhece e os chineses me mandam cartão de feliz natal. É uma loucura. 

E recentemente eu fiz a compra do ano: 


É esse negócio de plástico, que tem o tamanho de um livro e acende! 



Assim você pode apagar a luz, ler o seu livrinho e quando o sono chegar nada de ficar levantando!





2 comentários:

  1. Legal ! Sou adepta do .. não deixe para amanhã o q pode fazer hoje ! Funciona pra mim
    Jogar candy crush na cama pode não ser tão produtivo como um livro mas dá um soninho bom
    Adorei sua luminária de livro !

    ResponderExcluir
  2. O pior terror do mundo é perder preciosas horas de sono rolando na cama. É de madrugada e num sono profundo que nosso corpo se regenera. Mas as clássicas noites de-domingo-prá-segunda são mesmo ansiosas e vilãs. Boas dicas, filha, parabéns!

    ResponderExcluir