quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dia 11 - No Soda September

Hoje é o 11º dia do nosso desafio e que, para nossa felicidade, foram dias sem nenhum gole de refrigerante! Nadinha! 

O Dora era daqueles que tomava 2 litros de Coca-Cola num dia só, quando não mais! Eu sempre soube que o consumo excessivo de refrigerante fazia mal, sabia que tinha muito açúcar, cafeína e um monte de químicos nocivos, até mesmo (se não principalmente) nas versões zero e light, afinal de contas, adoçante não dá em árvore né? 
Isso sem contar a lenda que dá celulite. 
Mas como também vira e mexe aparece uma teoria da conspiração, nunca dei muita bola. 
E querendo ou não, enquanto a gente não sente o peso das consequências, não se motiva muito a mudar os hábitos. 


Mas a gente decidiu mudar antes do dia da consequência chegar. 



Dai fui pesquisar e descobri o seguinte texto sobre o que acontece com o corpo após beber refrigerante: 

Primeiros 10 minutos: quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar chegam ao estômago, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente. O doce seria extremo e poderia causar até vômitos, mas isso não acontece devido à presença do ácido fosfórico que reduz esse gosto.

20 minutos: o nível de açúcar no sangue está em excesso, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, hormônio que facilita a entrada da energia em nossas células. Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura.

40 minutos: a absorção da cafeína presente na bebida está completa. As pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue. Os receptores de adenosina, que controla a energia no organismo, no cérebro são bloqueados para evitar tonturas.

45 minutos: o corpo aumenta a produção do neurotransmissor dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente é a mesma reação provocada pela heroína.

50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, acelerando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que eliminará cálcio, magnésio e zinco, nutrientes essenciais para o funcionamento de vários órgãos, como coração, e ossos. Conforme vai reduzindo a satisfação proporcionada pelo açúcar e cafeína, inicia-se uma queda dos níveis de açúcar no sangue. Você começa a ficar irritadiço ou sonolento.   

Péssimo né? 
E ainda li que causa retenção hídrica, inchaço nos membros inferiores, facilita a osteoporose (pela perda do cálcio) e as cáries nos dentes (pelo excesso de açúcar). Além disso, existem estudos que indicam relações entre o consumo de "sugary soft drinks" e tendência à ataques cardíacos e até depressão. 



Não sou a favor de dietas radicais, não é por que estamos a 11 dias sem refrigerante que nunca mais vamos tomar um Guaraná na vida - bitch, please, I`m brazilian - mas acho que podemos reduzir o consumo e deixar para o final de semana. 

O Dora ainda está sentindo falta, não quer falar muito no assunto por que sente muita vontade, mas ele não vai desistir! 
Será que ele consegue ficar sem Coca-cola até o final do mês? 

Um comentário: