terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dia 9 - O pão integral e o "meio integral"


Nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que está no corredor "saudável" do supermercado realmente faz bem para você. 

Minha nutricionista ensinou que no Brasil, por falta de uma legislação decente, as empresas podem fazer muito do que é considerado incorreto em outros países. O que acontece é: do ponto de vista "legal" se houver farinha integral na fórmula, independentemente da concentração, o pão pode ter este apelo... Assim algumas empresas deitam e rolam criando claims "fitness" quando na verdade o pão é um "meio integral" e é por isso precisamos ler o rótulo direitinho antes de jogar tudo no carrinho. 

Abaixo da tabela com a informação nutricional, tem a lista dos ingredientes do produto e a ordem não é por acaso. Se um ingrediente vem primeiro quer dizer que está presente em maior concentração na fórmula. 

Assim, quando um pão tem como primeiro item da lista "Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico" run Forest, run! Ele NÃO é integral!
"Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico" é um nome bonito que deram para a farinha branca, de quem estamos tentando fugir.  


Outra dica é ver se o pão só é feito com farinha integral ou se é um mix das duas, mesmo que a branca tenha menor quantidade. 

Por exemplo: o Pullman 9 Grãos

Ingredientes: Farinha de trigo integral, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, glúten, açúcar mascavo, flocos de centeio, gritz de soja, semente de linhaça, óleo de soja, sal, grão de quinoa, fubá de milho fortificado com ferro e ácido fólico, gergelim, farelo de aveia, farinha de cevada, farinha de soja, conservador: propionato de cálcio, melhoradores de farinha: fosfato monocálcico, azodicarbonamida e ácido ascórbico, emulsificante: goma guar. CONTÉM GLÚTEN. Elaborado em equipamentos onde se processam produtos com derivados do leite 
Ou seja, não é 100% integral. 

Felizmente existem empresas sérias, que se comprometem com a qualidade dos seus produtos e a saúde dos consumidores e fazem pães e biscoitos com 100% de farinha integral. Nesses casos, o primeiro ingrediente deverá ser "Farinha de trigo integral" e nada da farinha branca disfarçada de enriquecida. 

Essas são algumas das opções que eu gosto de comer e são integrais de verdade: 
Ingredientes: Centeio integral (64%), sal e fermento biológico. CONTÉM GLÚTEN
Ingredientes: Farinha de trigo integral, glúten, grão de aveia, farelo de trigo, açúcar mascavo, açúcar, flocos de centeio, flocos de soja, semente de linhaça, farinha de milho, óleo de girassol, semente de linhaça dourada, mel, sal, vinagre, grão de triticale, semente de girassol, flocos de cevada, gergelim, grão de quinoa, farinha de linhaça, grão de milheto, farinha de arroz, farinha de soja, conservador: propionato de cálcio, acidulante: ácido láctico, melhorador de farinha: ácido ascórbico. CONTÉM GLÚTEN. Elaborado em equipamentos onde se processam produtos com derivados do leite, castanhas e nozes.

Ingredientes: Farinha de trigo integral, glúten, açúcar mascavo, semente de girassol, mel, farinha de milho, grão de trigo, grão de centeio, óleo de soja, gergelim, sal, vinagre, farinha de linhaça, grão de quinoa, gritz de soja, grão de aveia, grão de milheto, semente de linhaça, grão de cevada, grão de triticale, conservador: propionato de cálcio, melhoradores de farinha: fosfato monocálcico, cloreto de amônio, azodicarbonamida e ácido ascórbico, emulsificantes: polisorbato 80 e estearoil-2-lactil lactato de cálcio, acidulante: ácido láctico. CONTÉM GLÚTEN. Elaborado em equipamentos onde se processam produtos com castanhas, nozes e derivados do leite.


Ainda não provei esse Nutrella Supreme 100%, mas pareceu interessante: 
Ingredientes: arinha de trigo integral, glúten, açúcar, óleo de girassol, grão de trigo, inulina, vinagre, açúcar mascavo, sal, semente de girassol, gergelim, farinha de centeio, flocos de aveia, semente de linhaça, farinha de linhaça, conservador: propionato de cálcio, emulsificantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos e polisorbato 80, melhoradores de farinha: ácido ascórbico e azodicarbonamida. CONTÉM GLÚTEN. Elaborado em equipamentos onde se processam produtos com castanhas e derivados da soja e do leite.

Gostaram?
Quem vai gastar 10 minutos a mais no supermercado lendo ingrediente de pão? 








Um comentário:

  1. Gostei bastante desse nutrella supreme 100%. O que eu comprei estava suuper macio. No geral acho os pães da nutrella mais macios que outras marcas..

    ResponderExcluir