segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dia 8 - Eu não como peixe e eu não vou morrer sem ômega 3


Eu não como peixe. 

Eu não como nada que venha do mar, rio, mangue, laguinho, poça ou aquário. Eu não como nada que nade, boie, flutue ou cresça debaixo d'água e muito menos algo que transite entre o meio aquático e terrestre sem se decidir para onde vai. 

Não sei explicar muito bem por que, mas desde que eu me conheço por gente eu sempre odiei o gosto, o cheiro e até o pensamento nesses gêneros alimentares e regurgitei cada vez que alguém me fez experimentar uma nova apresentação das minhas comidas odiadas -E, por algum motivo obscuro, todas as vezes que eu conto que não como peixe alguém sempre fica chocado e começa o interrogatório: mas nem salmão? e nem camarão? e nem casquinha de siri? e nem bolinho de bacalhau??? Até que abençoado profere "ah, mas você nunca experimentou o ____  que eu faço" (sinta-se a vontade para preencher a lacuna com seu frutos do mar favorito) e lá vou eu ter que experimentar mais uma combinação, que realmente deve ser a oitava maravilha da Terra, ganhadora de prêmios gastronômicos internacionais e altamente requisitada nos almoços familiares, mas que eu não gosto, então fico imaginando uma maneira de recusar sem ferir os sentimentos do ser em questão ou, quando o negócio tá difícil, como fingir um ataque epiléptico. 

O ponto alto da minha existência foi quando, nas vésperas do meu intercâmbio, alguém deu a dica de falar que tinha alergia à frutos do mar. Foi lindo! Passei meses sem um único convite para "ir no japa", até que o Dora descobriu a minha farsa (e faz piada disso até hoje). 

Eis então que surge a pergunta de ouro: mas você não precisa de ômega 3? E por isso fui pesquisar: 

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, que deve ser obtido através da alimentação pois não é produzido pelo corpo. Os principais benefícios estão ligados à proteção da saúde cardiovascular e cerebral, além de servir de "ponto de partida" para diversos processos fundamentais ao corpo. 
Apesar de estar presente principalmente em peixes gordurosos, também pode ser encontrado em: óleos vegetais, nozes, linhaça (semente e óleo) e verduras. 

É recomendado comer uma porção de ômega-3 por dia, contudo, esta porção não precisa necessariamente vir de peixes - como diz o professor Frank Sacks. E, caso tenha uma dieta rica em óleo de canola e soja, nozes e sementes de linhaça, também não é necessário tomar suplementos - O que eu achei ótimo, por que esses suplementos são resolvem nada quanto ao gosto. Eu já tomei uma vez e senti que fiquei exalando peixe por horas. 


Mas ai surge mais um problema: linhaça é amarga. 

Tem gente que não liga muito, mas uma vez eu coloquei farinha de linhaça no meio de um pão e me arrependi - amargamente. 

Eis minha sugestão para dar uma amenizada: 


kibe de assadeira com casquinha de linhaça e gergelim descascado


Informação nutricional da linhaça: 


Fontes: 

Um comentário:

  1. ARRASOU! Eu não imaginava que dava pra substituir os AGE dos peixes e minha própria filha me ensina. Como ;e bom estar viva!

    ResponderExcluir