quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dia 4 - O Dora é Turco

Pra quem não sabe, o Dora é turco. Não turco do mesmo jeito que eu sou italiana (vulgo: eu me acho muito italiana por que meu bisavô veio de lá a quase 100 anos atrás). Ele é turco de verdade-verdadeira, nascido, crescido e importado pro Brasil por que, afinal de contas, aqui é mais legal. 

E os turcos tem alguns hábitos muito saudáveis - pelo menos no que diz respeito à alimentação, por que em relação ao cigarro.... é uma desgraça!

Mas o ponto é: eles comem muito iogurte, junto com a comida, misturando com o arroz, massa, carne, legumes, pão...pretty much everything. 
E além de ser uma delícia, o iogurte é muito nutritivo por apresentar proteína de alto valor biológico e cálcio e também impede que os ácidos graxos livres cheguem à corrente sanguínea, o que ajuda a evitar o acúmulo de gordura visceral (a ruim!). 
Além disso, o iogurte é uma proteína de absorção lenta, ou seja,  que dá sensação de saciedade por mais tempo - afinal, quem não se sente de "estômago forrado" depois de um iogurtinho? 

Pessoalmente, eu acho que também funciona muito bem como um self-enganation por ser branquinho dar a impressão de que estamos comendo coisas mais calóricas e nutricionalmente vazias, como a maionese. 


Quem quer receitinha? 


Panqueca de Abobrinha com Iogurte


Ingredientes: 

1 abobrinha ralada
1 cebola rapada 
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino 
1 colher (chá) de orégano
1/4 colher (chá) cominho
1 colher (chá) de hortelã (opcional) 
1 punhado de sasinha picada bem pequena (opcional)
3 ovos
1 xícara de farinha (pode ser integral) 
1/2 xícara de leite

Recheio: 
Iogurte (melhor o desnatado) 
Alho (a gosto) amassado

Modo de Fazer: 
Misturar tudo - vai ficar como uma massa de panqueca tradicional e ai é o de sempre: esquentar uma frigideira, colocar uma concha de massa, tostar dos dois lados e pronto!

Depois é só misturar o alho amassado no iogurte (fica um molhinho ótimo) e rechear as panquecas.

Crédito da receita: Sogrinha 



Um comentário:

  1. REceita nota DEZ! O iogurte com alho é uma iguaria deliciosa e saudável, jamais faltará nessa casa ;)

    ResponderExcluir