terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dia 23 - A diferença entre dieta e reeducação + substituições bacanas

O post do dia de hoje vem com uma dose de culpa no cartório: andamos jacando além da conta. Alias, não sei isso já ficou claro, mais "jacar" é o ato de enfiar o pé na jaca e pode ser conjugado de várias formas. 

Veja bem, existem algumas diferenças entre dieta e reeducação alimentar, pelo menos ao meu entender. E a primeira delas é que a dieta tem uma proposta muito mais restritiva (as vezes quase xiita) e portanto é para ser feita em curtos períodos de tempo em que o negócio está feio e a gente precisa dar uma controlada. E rápido, de preferência. 

A reeducação alimentar por outro lado, é um conceito de longo prazo, em que se busca reestruturar toda a sua relação com a comida, substituindo hábitos ruins por bons. Contudo, como o nazismo não funcionou para ninguém a longo prazo, a reeducação permite uma jacadinha aqui e ali....

E é aí que mora o meu problema. É uma cervejinha com os amigos pra celebrar o final de semana, um pãozinho branco cheio de farinha refinada no café da manhã (afinal de contas é só de final de semana), uma batatinha frita, por que eu-não-posso-perder-essa-saindo-quentinha, um docinho da vó... E quando você vê já comeu 3 mil calorias de besteira em dois dias alegando que é só uma coisinha - e muitas vezes levando essas besteiras para a segunda-feira, terça, quarta...afinal de contas sobrou né?

Ainda acho que a reeducação tem um modelo muito mais sustentável a longo prazo, afinal de contas precisamos ser flexíveis (que nem o bambu, já diziam todos os gurus de artes marciais de absolutamente todos os filmes que se passam no oriente) ou nos tornamos aquelas pessoas chatas que não podem fazer absolutamente nada com os amigos por que só querem comer alface e peito de frango grelhado. Porém precisamos aprender que não pode abrir exceção todo santo dia. 

Só que também não precisa passar vontade! 

Descobri que muitas vezes a "vontade de um docinho" não necessariamente significa chocolate, e alguma coisa gelada para beber não precisa ser um refrigerante!

Ao invés disso...tente isso!


Já falei aqui que estamos desde dia 01/09 sem beber refrigerante né? 
E descobrimos muitas outras bebidas gostosas! O Amazon água de coco + chá verde é uma delicia e super refrescante! 


E quem disse que tudo que é integral é ruim? 
O Dora morria de preconceito de qualquer coisa que tivesse as palavras "integral", "light" e "diet" na embalagem. Comprei o cookie de coco e deixei lá no armário, sem falar nada. Ele comeu tudo e ainda comprou mais!
E esse cookie/ brownie da kobber foi ele que achou e tem o mesmo gosto do normal!  


Quase todo dia depois do almoço tenho vontade de algo docinho e sempre acabava comendo  um chocolate. Até descobrir que matava minha vontade exatamente do mesmo jeito com uma bananinha sem nenhuma adição de açúcar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário