segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Dia 64 - Cupcake Salgado Extra-Fácil de Espinafre e Queijo

Gentemmm, ultimamente eu tô muito mestre cuca, né? 


Diga-se que, pelo olhar furtivo do cão por trás da mesa, o cheiro na cozinha estava muito bom. 

Ontem fui de novo pra cozinha para fazer comidinhas saudáveis para comer durante a semana, já que sempre chego tarde do trabalho e com 0 vontade de cozinhar, e 100% de vontade de comer.   

Mas antes de dar a receita preciso contar a história da inspiração culinária. 

Eis que eu e o Dora estávamos sábado na feira lindos e serelepes, passando pelas barracas de verduras quando parei para comprar alface (tem que fazer chá, né meu povo?), rúcula, couve e etc, quando eu vi um belo maço de espinafre e...me apaixonei por ele! 


Lembrei de quando era criança e minha mãe fazia gnocchi de espinafre e tinha que ficar hooooooooras me convencendo a comer (e de vez em quando re-aquecendo o prato, já que esfriava de tanto que eu enrolava), inventando brincadeiras e contando histórias intermináveis. Para falar a verdade, eu enrolava de propósito, não só por que não queria comer aquele verdinho, mas por que queria ganhar atenção da mãe mesmo. 

Pois eu vi o espinafre, lembrei de tudo isso e do Popeye que ficava forte, e comprei o negócio. Comprei e cheguei em casa para descobrir que não sabia fazer nada com espinafre e então fui para a bela internet procurar inspiração. Achei várias receitas, mas como eu sou muito teimosa, me baseei numa receita do Panelinha e criei a minha. 

Cupcake Salgado Extra-Fácil de Espinafre e Queijo 


Ingredientes 

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral 
4 colheres (sopa) de manteiga 
1/2 xícara (chá) de leite 
1 xícara (chá) de folhas de espinafre (lavadas, óbvio)
2 ovos 
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de queijo coalho ralado
1 colher (sopa) de gergelim
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de sal  



Modo de Preparo 

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Se for usar formas "tradicionais" de alumínio, unte e enfarinhe. Se for usar a forma de silicone (meu caso) não precisa fazer nada (só lavar por que faz bem né?) 

2. Numa panelinha, derreta a manteiga. 

3. No liquidificador, bata o leite e o espinafre. Junte os ovos e a manteiga derretida e bata novamente. Reserve. 

4. Numa tigela grande, peneire a farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e despeje a mistura de espinafre. Misture com uma colher até a farinha absorver todo o líquido. Observação: Se ficar muito líquido colocar um pouco mais de farinha 

5. Coloque 1 ou 2 colheres (sopa) de massa em cada forminha (o que for suficiente para encher até a metade) , salpique com os pedaços de queijo, cubra com mais 1 colher de massa e polvilhe com o gergelim. Leve ao forno por 20 minutos. 


obs.: Preste bastante atenção no forno pois essa receita assa bem rápido, principalmente se você utilizar formas de silicone. Para mim deu uns 18-19 minutos, para ser exata! 

Resultado extra-fofo e extra-fácil de fazer!


E só para não perder o costume, essa sou eu politicamente-incorreta comendo no trânsito (em minha defesa: fiquei 20 minutos parada nesse lugar, sem nada pra fazer. Por que não comer um bolinho saudável?):


Um comentário: