sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dia 68 - o marketing saudável é só uma fachada para ganhar dinheiro?

Gente, hoje preciso falar de um absurdo. 

Na corrida de domingo passado nós ganhamos muitas amostras de produtos, como acontece nas corridas, e claro que todos eles tinham algum link com a vida saudável.

Quando chegamos em casa vi que tinha ganhado um bolo de caneca integral. No começo achei o máximo! Imagina: um bolo gostosinho, que fica pronto em pouco mais de 1 minuto e integral ainda? Perfeito! Pelo menos até a hora que eu li os ingredientes: 




Lembram daquela regra de que os ingredientes de maior quantidade tem que vir primeiro na listagem? Pois vamos aos 5 primeiros:

1- açúcar: gente, o primeiro ingrediente é açúcar! Ou seja, a maior parte das 65g da embalagem. Não que eu seja contra esse ingrediente, muito pelo contrário, mas nas devidas proporções. Açúcar em excesso faz muito mal! 

2- Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico: ou seja, farinha refinada branca. 

3- Maltodextrina: quando perguntei disso para minha médica, ela fez instantaneamente uma expressão de profundo terror e disse "não, não, não". Segundo ela, a maltodextrina causa um pico de glicose no sangue muito rápido, para depois cair à mesma velocidade, o que faz mal. 

4- Xarope de glicose: péssimo também. Já falei disso aqui

5- Farelo de trigo: Até que enfim alguma coisa para salvar a fórmula desse negócio. 

E isso só para falar dos 5 primeiros! Não vou entrar nos outros detalhes da fórmula, mas tem gordura vegetal parcialmente hidrogenada, corante sintético e outras coisas mais. Isso pra não falar do símbolo do triângulo amarelo com o T dentro - que significa alimento transgênico - que aparece bem na frente do pacote. 

Pessoal, eu não sou nutricionista, apenas me interesso pelo assunto na busca da vida saudável, mas acho um completo absurdo que um produto que faça o apelo "saudável" e "integral" e tenha uma formulação dessa! Quer dizer que tudo isso é só de fachada? Que a empresa não tem, na realidade, nenhum ou quase nenhum comprometimento com alimentos saudáveis? Que tudo isso é só o marketing da moda ou uma jogada para ganhar dinheiro de clientes ingênuos, que não se atentam à lista de ingredientes? 

Não, esse produto não serve para mim! Fica aqui mais um protesto contra essas empresas que se dizem responsáveis, mas na verdade só estão colocando porcarias nos nossos corpos. Na minha casa não vai ter bolo integral fake, vai ter comida de verdade, feita com amor, açúcar na proporção certa, farinha integral de verdade e sem aditivos químicos horríveis!


Só uma observação: cortei de propósito a marca do fabricante. Como vocês sabem, o intuito do blog é incentivar um estilo de vida saudável e compartilhar informação, não ficar falando mal de empresas. Pessoalmente, eu tomei a decisão de não consumir esse produto por que acho que ele não é bom para minha saúde, se o leitor quiser tomar a mesma atitude ou não, fica a critério de cada um. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário