quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia 88 - It's a matter of priorities

Dai hoje de manhã estava enrolando mais uma vez para levantar - sim, esse tem sido um problema recorrente essa semana, devido ao menor tempo de sono que tenho tido em virtude do trânsito do inferno que tem rolado na marginal e também por estar ficando até mais tarde no trabalho, mas principalmente por causa das horas no trânsito. Gente, me desculpa, mas São Paulo é rídicula, a gente está desde o começo do ano falando que precisa chover de qualquer jeito, por que não tem água e lalalá e quando chove 2 dias seguidos fica TUDO alagado, cai árvore, fica bairro inteiro sem luz e todos os acidentes do mundo acontecem. Sério, ridículo. Mas e dai que tenho chegado em casa mais tarde, ido dormir mais tarde e, por consequência, dormindo menos, o que acarreta na preguiça matinal para levantar e no rastejamento de corpo inerte. 

Qualidade de vida ótima né? 

Mas apliquei a técnica ditatorial, sai fazendo as coisas, me arrumei e fui pra academia. E fiquei pensando: qual é a primeira coisa que a gente corta quando está em crise de tempo? O cuidado com si mesmo, desde o tempo para fazer exercício até o para se alimentar direito e até o tempo de sono! Outro dia ouvi uma pessoa de alto cargo hierárquico falando "quando entrei na empresa pesava X, isso foi há 5 ou 6 anos atrás, até agora já ganhei 10 ou 15 quilos" e outra ainda falou hoje "nossa, fulano deve ter muito tempo livre, eu trabalho tanto que não tenho tempo nem pra ir na academia". Será que trabalhar de mais faz a gente ter menos tempo pra se cuidar? Ou será que a gente trabalha tempo suficiente, mas passa muito tempo no trânsito? Ou a gente perde muito tempo com coisa que não precisaria tanto, tipo tempo de mais na frente da tv, do facebook? Não sei, só sei que quando tem crise a primeira coisa que vai por água abaixo é o tempo pra si mesmo. 

E por acaso, passando pelo instagram (sim, eu estava perdendo tempo no instagram) vi uma foto com uma frase do tipo "se você não for sua prioridade, não será prioridade de ninguém". 

E, cara, isso faz muito sentido! Se eu não tirar tempo pra me cuidar, ninguém vai poder fazer isso por mim! Claro que existem ajudinhas, tipo o Dora lindo deixando minha jantinha saudável pronta pra quando eu chego em casa (muito amor né?), mas ninguém vai poder correr ou fazer aula de zumba por mim, ninguém vai poder deixar de ser sedentária e diminuir o colesterol, triglicérides e risco cardíaco por mim. E no final das contas, o dia que eu for velhinha, o tempo do trânsito, da tv, do face e do instagram não vai fazer nenhuma diferença, mas o tempo da comida saudável e dos exercícios feitos sim!

Então desculpa todas as outras coisas da vida, mas eu preciso não abrir mão de mim! 


Um comentário:

  1. Mah hoje eu vi uma série de fotos que o tio Beto mostrou que me chocaram. A 2 anos atrás o Quico era obeso, nada parecido com o cara que pegou podium na categoria dele em bike na semana passada. Com dedicação, mudança de dieta e muito esforço hoje o cara é um vitorioso saudável. Isso se chama seguir a Bíblia, " Mateus, primeiro os teus". Cuida sim de vc, do corpo, da cabeça, das emoções e da espiritualidade, pois o tempo que nos foi dado é muito precioso e não pode ser desperdiçado com falta de qualidade. Bj!

    ResponderExcluir