terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dia 72 - Sugar vs. Fat

Pessoal, a dica de hoje é sobre um documentário que assistimos no Netflix, produzido pela BBC, chamado "Sugar vs. Fat". 



São irmãos gêmeos e ambos médicos, que decidem testar a polemica do que é pior: açúcar ou gordura?

Com a vantagem de serem geneticamente idênticos e terem composições corporais (porcentagem de gorduras, músculos) semelhantes, conduzem um experimento por 1 mês: um se alimentando somente com gorduras e outro com açúcar (ou alimentos que virem isso, como carboidratos). E sem fazer exercício nenhum, evidentemente. 

Claro que nesse período aproveitam para fazer vários testes: de atividades que exigem atenção, concentração, esforço físico, etc. Ah! E tem algumas participações de médicos, nutricionistas e outros especialistas no assunto. 

Não vou contar tudo que acontece, por que acho legal de ver, mas vou contar a parte de que mais me surpreendeu foi: os irmãos mostram uma pesquisa com camundongos de que quando é oferecido somente açúcar ou somente gordura à vontade, os indivíduos consomem esses alimentos em pequenas quantidades, sem abrir mão da sua ração tradicional e continuam ingerindo a mesma média de calorias diárias, isso por que existe uma saturação e a mensagem enviada pelo cérebro é: "ok, essa quantidade de açúcar/gordura é suficiente, pare de comer". Por outro lado, quando alimentos que misturam gordura com açúcar, como cheesecake ou donuts, são oferecidos os receptores do corpo são bloqueados, impossibilitando que a mensagem de "já chega" seja enviada, fazendo assim com que os ratinhos (e os humanos) continuem comendo, sem enjoar. 

Quer assistir? Vai lá no Netflix!
Não tem Netflix? Vem cá!
São 52min de programa, nem dá sono!







Nenhum comentário:

Postar um comentário