sábado, 8 de novembro de 2014

Dia 69 - inventando coisas com o espinafre

Sabe aquele dia que você simplesmente não está afim de ver gente? Foi hoje. 
Não quis ver nada e ninguém, só o Dora e o Ozzy. 

E quando estou assim vou pra cozinha por que pelo menos nenhum legume me traz problemas, nenhuma verdura reclama de nada e, claro, o doce sempre me faz bem. 

Então que eu abri a geladeira e descobri que o espinafre (sim, aquele pelo qual eu me apaixonei e era lindo) ainda está lá e eu precisava inventar mais coisas pra fazer com ele. Dai lembrei do gnocchi que a minha mãe fazia e fui procurar uma receita fácil na internet. 

Pausa para explicação do critério de busca "fácil" e do porque eu simplesmente não liguei pra algum parente e perguntei a receita: lembra que a minha família é italiana? Então, ainda mais se tratando de massa, eles sempre acham que tudo é fácil de fazer, inclusive aquele molho de tomate que fica cozinhando por hooooras e que tem que passar na peneira tomate-por-tomate. 

Achei essa receita aqui em um blog e deu super certo, além de ser rápida: 

Ingredientes:

- 500 g de batata descascada e cortada em pedaços
- 1 xícara de farinha de trigo 
- 1 maço de espinafre
- 1 ovo
- 1 pitada de sal

Modo de Fazer: 

1. Colocar a batata cortada em pedaços em um saco assa-rápido, fazendo alguns furinhos e assar por 5 min no micro-ondas - explicação: a água deixa a batata muito úmida e o nhoque pode ficar muito duro, pois vai precisar de muita farinha. 

2.  Espete a batata para ver se está macia, se não estiver, deixe mais tempo. Amasse-as com um amassador ou um espremedor de batatas em uma vasilha.

3. Cozinhe o espinafre em água fervente por 1 ou 2 minutos, coe e esprema bem para tirar a água. Com a ajuda de um papel toalha pressione o espinafre para retirar o restante da água.

4. Bata com mixer (ou liquidificador): o espinafre + o ovo, até formar uma pasta homogênea - e verde. 

5. Junte a pasta verde às batatas amassadas, adicione uma pitada de sal e a farinha aos poucos e misture - nessa hora vai precisar usar as mãos. O ideal é que a massa ainda grude um pouco, então vai ficar parecendo a mão do Hulk. 

6.  Em uma superfície bem enfarinhada dê forma aos gnocchis. Faça primeiro uma tira cilindrica e comprida (uma "cobrinha de massa") e vá cortando com uma faca. 

7. Jogue os gnocchis numa panela de água fervente e deixe-os cozinhar. Quando o gnocchi boiar significa que já está no ponto. Agora é só retirar com uma escumadeira, adicionar o molho de sua preferência e servir!



Agora preciso falar: rende uma boa quantidade!
Como o Dora duvidou da minha massinha, acabei comendo sozinha e congelei o resto, espero que não tenha problema. 

Ah, mas o Dora provou depois de pronto e disse que se arrependeu de não ter confiado. O Ozzy, por sua vez, ficou me olhando com cara de cachorro Etíope que não come há décadas até me convencer a dividir algumas massinhas. Ele comeu tudo e ainda pediu mais, por isso, considero que o prato foi aprovado!

E pra quem se interessar: ainda tem mais espinafre na geladeira aqui de casa! O que eu faço com isso??? Me ajudem!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário