quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dia 32 - Suco de uva e gordurinhas

Sem querer entrar nos feelings faço-tudo-que-prometer-perder-barriga, hoje quero falar do suco de uva - O que? O que? O que? -  integral! (a palavra mais odiada pelo Dora nos últimos tempos)


Já faz um tempo que eu tomo esse suco. Na casa da minha mãe sempre teve e sempre foi considerado como parte de um lanche e não algo para se beber para acompanhar a refeição, já que ele é super pesado e estufador. 

Eis então que recebi uma notícia da minha tia Rebeca falando sobre um estudo da Universidade Metodista de Porto Alegre que provou que o consumo do suco integral  (ou seja: da fruta pura, sem adição de açúcar, até por que o negócio é doce e não precisa) contribui para a redução da gordura abdominal. 
Tudo começou em 2009 e dividiu os ratos em dois grupos: um que recebeu somente água e outro que recebeu suco de uva a vontade. Além disso, ambos os grupos receberam a mesma alimentação. O estudo acabou de ser concluído e o grupo que também consumiu suco de uva apresentou perda de peso e gordura abdominal. 

Estudos anteriores também provam que esse suco protege o fígado, coração, reduz a pressão arterial, melhora na capacidade cognitiva, sistema nervoso central e protege contra os radicais livres, prevenindo de doenças degenerativas como o Alzheimer e o câncer. 

Por coincidência ontem estava folheando uma revista runners (ou algo do tipo) e vi uma sugestão de lanche que era 1 copo de suco (sendo 50ml do suco integral, diluído com 150ml de água) + 4 castanhas sem sal. Comi isso hoje depois do treino e foi super bom, deu para aguentar até o almoço na boa! 

*Pausa para falar da especificação do número de castanhas a serem ingeridas: inicialmente sou meio contra esse papo de "ai, você só pode comer exatamente 4 castanhas" por que, meu, e se uma for pequena? A natureza não é fábrica e não tem padrão de qualidade! E fora isso, e se eu tiver mais fome do que 4 castanhas? 
Por outro lado eu entendo a restrição por que sempre tem aquele colega que entende "uma porção de castanhas" como "coloque a sua mão gorda no pote e pegue tudo o que conseguir de uma só vez". Acho que o "4" é um bom parâmetro, que significa que não dá para dobrar a porção, mas pode comer uma a mais se estiver com fome. 

Voltando à questão do suco: 
Já vi gente falar que tem que diluir por que o suco é muito forte e também vi que a pesquisa de Porto Alegre recomenda, para um adulto, o consumo de até 500ml da bebida por dia. Não sei o que é certo e se algum nutricionista quiser me informar eu agradeço. 

Enquanto isso, estou tomando depois do treino e hopefully terei a gordura abdominal diminuída. 



3 comentários:

  1. Valeu Mah !!! Eu estava tomando os 500 ml até outro dia , mas meio q enjoei do sabor, fiquei uns dias sem tomar, mas voltei , ainda em 250ml . Mas gostaria muito de saber se faz sentido, pois vi no rótulo do suco que eu tomo aqui que um copo de 200 ml tem 138 calorias então 500 ml tem 345 calorias ! Será q isto não é muito para 2 copos de suco ?? Dúvida !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, dei uma pesquisada e o pessoal fala para diluir exatamente pelo problema das calorias. Mas vou esclarecer com um nutricionista!

      Excluir