domingo, 26 de outubro de 2014

Dia 56 - Sobre vantagens de se morar numa casa, a amoreira do verinha e o domingão dos 5K

Quando eu nasci morava numa casa com minha mãe e minha irmã. Na época de faculdade morei em dois apartamentos diferentes, mas nunca gostei. Claro que tem a questão da segurança e de dar muito menos trabalho para limpar e manter, mas sempre me irritei com a falta de privacidade, com o fato do seu vizinho saber que você está indo para balada por que consegue ouvir o barulho do salto alto, com o fato de que a lavanderia só pega sol num determinado período e se bobear vai leva uma semana para secar uma calça jeans e principalmente pelo fato de não ter quintal. 

Eu fico muito feliz em dizer que tenho a sorte de morar numa casa com quintal, 3 cachorros, 2 tartarugas e várias árvores, inclusive a amoreira que meu avô plantou quando eu tinha 7 anos. 

Veja bem, naquela época eu estudava no Verinha - uma das unidades da Escola Vera Cruz, carinhosamente apelidada pelo fato de sediar até a 1a serie - e lá tinha uma amoreira gigante (ou pelo menos parecia na época), cujas amoras eram disputadas a tapa pelos seus pequenos alunos de mãos e bocas roxas nos últimos meses do segundo semestre. Foi então que eu conclui que o maior sonho de consumo que uma criança de 7 anos poderia ter na vida era uma amoreira em casa - talvez isso e uma melancieira, mas essa a minha mãe nunca topou. Foi então que o meu avô (a.k.a. o cara mais legal da Terra) plantou uma pra mim, bem do lado da casa da árvore (sim, eu tinha uma casa na árvore e sim, foi a melhor infância do mundo). 

Infelizmente eu descobri que a amoreira demora MUITO para começar a dar frutas. Até hoje, 16 anos depois, as amorinhas aqui de casa são bem pequenas quando comparadas às frutas das árvores mais velhas. Mas isso nunca foi um problema, já que o vizinho tem uma amoreira gigantesca (e essa é gigantesca mesmo), que tem galhos forrados de pretinhas caindo aqui dentro de casa. 

E hoje, finalmente, nosso "berry hunt" teve resultados pródigos. E essas, além de tudo, são orgânicas mesmo, por que tinha até aranhinha no meio...Fiquei pensando no que fazer com tanta amora, mas acabei decidindo comer pura mesmo, de tão doce que tá. 


E quais são os benefícios das amoras? 

Pelo que eu li por ai (em fontes confiáveis) as amoras foram e ainda são usadas com fins medicinais, pela quantidade de antocianinas, que dão cor à fruta e são poderosos antioxidantes e ajudam a previnir doenças cardíacas, câncer e derrames. Além disso, é fonte da cálcio, vitamina C, vitamina K, potássio, magnésio e fibras. 

Segundo o "Nutrition Data" é um excelente alimento por ser nutritivo E dar sensação de saciedade, porém não dá pra viver só de amora pois elas tem uma parcela significativa de açúcar.  


E para quem está se perguntando, apesar das bangunças de final de semana, não trai minha promessa e hoje rolou mais uma corridinha de 5K! 
#domingãodos5k

Um comentário:

  1. Maravilhoso depoimento! os resultados estão no seu corpo, na sua pele, na sua vitalidade, e na sua SAÚDE parabéns!

    ResponderExcluir