quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dia 38 - O mecanismo de compensação sabotador

Estava aqui toda triste (ok, mais irritada do que triste, pra ser sincera) por que hoje mais uma vez não deu tempo de fazer nada que eu queria. Tinha planejado sair do trabalho antes do rodízio, ir pro clube para fazer algum exercício (academia, corrida ou aula de qualquer coisa), ir para casa, tirar o esmalte descascado, procurar novas opções de recheios saudáveis para a tapioca (pirei no de manga, mas sei que se comer todo dia vou enjoar - e não quero enjoar dessa maravilha da natureza) e, se tudo desse certo, assistir o começo da 4ª temporada de Revenge fazendo a unha. 

Maaaaaas, you can't always get what you want-feellings, não deu pra sair antes das 5  e então acabo de chegar em casa cansada, com o cabelo mais sujo e feioso do universo (não deu tempo de lavar de manhã) - e oleosidade no cabelo tem uma relação inversamente proporcional à auto-estima - e com vontade de fazer o que? Comer para compensar. 

O sistema de comida de compensação tem origens milenares e é um mecanismo altamente sabotador do cérebro (Bridget Jones sabe bem do que estou falando). Você fala "ah, eu fiz um zilhão de coisas hoje, trabalhei que nem uma doida, então mereço descansar e comer esse chocolate ou esse pacote de batata frita ou os dois", mas mais rápido do que um pássaro, um avião e o superman juntos, você ouve seu programa favorito começando na tv e não pensa duas vezes, pega os pacotes inteiros e se deixar ser engolido pelo sofá mais confortável que você já sentou na sua vida, enquanto devora tudo o que seus bracinhos molengos alcançam (sem se esticar muito, claro). 


Soou familiar? Pra mim também. 

Então hoje eu não me deixei cair no mecanismo de compensação sabotador! E o meu plano de ação foi: 

1- Não usar a desculpa da falta de tempo para não mexer a bunda. Você não precisa necessariamente malhar na academia, com toda a paramentação e ar condicionado do mundo para ser saudável - basta incluir hábitos como ir almoçar a pé. 

2- Primeiro a comida de verdade. Resista a tentação de comer uma besteira ou um lanche de jantar por que depois acaba dando muito mais fome e você come 2 vezes. 


3- Todo mundo merece um docinho, ainda mais na TPM. Mas não precisa ser a caixa inteira né? Pegue um pedaço e guarde o resto (bem guardado, trancado, longe de toda a tentação).   

Um comentário:

  1. Muito bem !!! Gostando de ver !!!

    Em casa mesmo vc pode fazer algum exercício só prá não passar em branco ..subir e descer a escada é um :)
    nestes dias de corrida rotineira faz alongamento , é bom e relaxa , pode até fazer vendo seu seriado favorito !
    Bjs

    ResponderExcluir