terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dia 58 - O chá de alface

É isso mesmo, você não leu errado. Chá de alface, aquele verdinho da salada. 

Semana passada minha amiga mandou uma mensagem falando que ela estava tomando chá de alface. 

A minha primeira reação foi pensar "eca..."

"...cada coisa que esse povo inventa...."

E então ela me mostrou uma foto antes e 3 semanas depois de começar a tomar e a minha reação foi tipo "dá licença que eu preciso ir comprar uns pés de alface"


O chá de alface, muito usado como calmante, também é extremamente diurético. 

Mas gente, é diurético mesmo, de verdade verdadeira, tipo a coisa mais diurética que eu já tomei na minha vida, no nível de que não dá pra tomar e se arriscar a pegar um trânsito.

Percebi que se tomar todo dia vai "perdendo o efeito" isso é, não que o chá pare de ser diurético, acho que o corpo vai liberando todo o líquido retido e chega uma hora que não tem mais o que drenar. De qualquer jeito, continuo tomando!

Além disso, o chá pode ser usado para redução de gordura do fígado e combate à hipertensão e insônia. 

O modo de fazer é bem simples: lavar a alface e colocar cerca de 7-8 folhas para ferver com 1 litro de água. Depois é só coar e beber. 
Recomenda-se tomar de 2-3 xícaras por dia - eu estou tomando 500 ml. 

Observação: uma vez uma nutricionista me contou que o chá, apesar de ser feito com água, não deve ser contabilizado nos 2 litros que devemos beber diariamente. Ou seja, você passará a ingerir 2,5 litros de líquido, sendo muito diurético - preciso falar de novo que não dá pra ficar longe do banheiro? 

Ah, imagino que a pergunta piscando na cabeça de todo mundo agora é: "Mas e o gosto?"
Gente, é gosto de alface, nada de mais! Recomendo! 





Um comentário:

  1. E vc não sabe que fato interessante, a Lactuca sativa, nome botânico do alface, tem efeito contraceptivo, pois diminui a espermatogênese. Portanto para quem não quer engravidar, dá-lhe chá de alface. Veja o trabalho científico que comprava essa ação:

    file:///C:/Users/Sonia%20Corazza/Downloads/860-1302-1-SM.pdf

    ResponderExcluir