segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia 57 - E a espetacular torta inventada de abobrinha

Gente, já deu de política hoje né? Vamos falar de coisas menos polêmicas, vai. 

Hoje o feeling foi esse aqui: 



De vez em quando eu juro que não sei o que acontece. Parece que nunca mais eu vou parar de sentir fome. Acho que é reflexo do final de semana jacando, não sei.  

Eis que estava trabalhando, um tanto irritada com a fome, quando lembrei que ontem tive meu dia de Amélia e fiz uma torta salgada para jantar durante a semana - e só pra mim, já que o Dora acha que qualquer coisa que envolva a palavra "integral" não pode ser considerada comida de verdade. Mas ele está muito do errado, já que os grãos integrais só aumentam a sensação de saciedade.



Acredite quem quiser, mas eu que inventei essa receita. 

Estava pensando que queria fazer alguma coisa tipo um cupcake ou muffin salgado, mas tudo implicaria numa visita ao supermercado - e se tem uma coisa que eu me recuso na vida é ir ao supermercado de domingo - e então eu pensei "por que não uma torta?", eu tinha todos os ingredientes da massa e dava pra improvisar o recheio. 

Quem me conhece sabe que eu junto 2 ou 3 receitas que vi por ai, mais algumas idéias doidas e faço minha comida. As vezes dá certo, as vezes dá vontade de vomitar. Mas dessa vez ficou muito bom! 

Massa
Ingredientes:  
2 xícaras de farinha integral (a farinha integral de casa acabou, então eu fiz 1 e 1/2 de integral e 1/2 de farinha branca) 
100 grs de manteiga
2 ovos 
1 pitada de sal 

Modo de fazer: 
O conceito aqui é bem básico: misture a farinha, o sal e a manteiga até virar uma farofa. 
Juntar os ovos e amassar até formar uma massa homogênea. 
Neste momento fazer uma bola, envolver com filme e deixar na geladeira por 30 minutos. 

Observação: eu não tenho a menor idéia de por que tem que deixar 30 min na geladeira, mas desde que me conheço por gente as receitas de massa de torta mandam fazer isso, então eu faço. Se alguém tiver uma explicação, favor dividir o conhecimento. 

Depois de "descansada" pegue a massa e cubra a forma, assim: 



É importante deixar uma camada média - nem fina (por que quebra), nem grossa (por que a torta fica muito 'massuda' e difícil de cortar e comer). 

Assar por 30 a 230 graus. (OBS.: gente, cada forno é diferente! Deem uma monitorada!)

Recheio 

Primeiro quero contar como surgiu a idéia. 
Estava pensando que as tortas geralmente tem uma massinha cremosa, branca ou amarela, que geralmente envolve queijo. Abri a geladeira e encontrei o que? Meio pote de cottage, era perfeito! É uma massa cremosa, de queijo, saudável e, como todo mundo sabe, cottage precisa ser consumido rápido senão estraga. 

Então os ingredientes são: 
200 grs de cottage 
peito de peru, cortado em cubinhos 
1 abobrinha, cortada de fatias finas 
sal e pimenta

Modo de Fazer: 
Em uma gelha quente, colocar um fio de azeite e grelhar as lâminas de abobrinha, temperando com sal e pimenta. 

Tirar a massa do forno, preencher com cottage e o peito de peru. 
Cobrir com a abobrinha. 

Pronto!

Se colocar na geladeira ajuda, pois a massa dá uma "compactada". Não sei como é o gosto da galera, mas eu comi essa torta quente e gelada - e requentada - e de qualquer forma estava ótima!

E depois de comer 2 pedaços a fome sumiu completamente- pelo menos até amanhã de manhã. 




2 comentários:

  1. Colocar na geladeira serve para esfriar a massa e quando ela vai ao forno quente dá um choque térmico q deixa mais crocante a massa . Experimenta colocar a massa na assadeira, leva prá geladeira , coloca o recheio frio depois dos 30 minutos de descanso e depois levar ao forno quente . Sua torta ficará + crocante !!!
    depois me conta :)

    ResponderExcluir